OS PRINCIPAIS CHACRAS E SEUS RESPECTIVOS BIJA MANTRAS DE ATIVAÇÃO

OS PRINCIPAIS CHACRAS E SEUS RESPECTIVOS BIJA MANTRAS DE ATIVAÇÃO

Por Wagner Borges

 

CORONÁRIO (DO SÂNSCRITO: "SAHASHARA": "O LÓTUS DAS MIL PÉTALAS"):

TOPO DA CABEÇA; LIGADO À GLÂNDULA PINEAL (EPÍFISE);

BIJA-MANTRA: "BRAHMARANDRA" OU O "OM".

 

FRONTAL (DO SÂNSCRITO: "AJNA": "CENTRO DE COMANDO"):

TESTA; LIGADO A GLÂNDULA HIPÓFISE (PITUITÁRIA);

BIJA-MANTRA: "OM".

 

LARÍNGEO (DO SÂNSCRITO: "VISHUDDA": "O PURIFICADOR"):

GARGANTA; LIGADO À GLÂNDULA TIREÓIDE (E PARATIREÓIDES);

BIJA-MANTRA: "HAM".

 

CARDÍACO (DO SÂNSCRITO: "ANAHATA": "INVICTO"; "INVIOLADO"):

CORAÇÃO; LIGADO À GLÂNDULA TIMO;

BIJA-MANTRA: "YAM".

 

UMBILICAL (DO SÂNSCRITO: "MANIPURA": "CIDADE DAS JÓIAS"):

CERCA DE DOIS CENTÍMETROS ACIMA DO UMBIGO (CONTROLA TODA A REGIÃO DO PLEXO SOLAR); LIGADO À GLÂNDULA PÂNCREAS;

BIJA-MANTRA: "RAM".

 

SACRO (DO SÂNSCRITO: "SWADHISTANA": "MORADA DO PRAZER"):

REGIÃO DO BAIXO VENTRE (PELA SUA PRÓPRIA LOCALIZAÇÃO NO CORPO, ESSE CHACRA SERIA MELHOR DENOMINADO COMO "GÊNITO-URINÁRIO"); LIGADO ÀS GÔNADAS (HOMEM:TESTÍCULOS; MULHER: OVÁRIOS);

BIJA-MANTRA: "VAM".

 

BÁSICO (DO SÂNSCRITO: "MULADHARA": "BASE E FUNDAMENTO"; "SUPORTE"):

BASE DA COLUNA; LIGADO ÀS GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS;

BIJA-MANTRA: "LAM".

PAZ E LUZ!

Wagner Borges

 

(1) BIJA-MANTRA (DO SÂNSCRITO): "NÚCLEO VIBRATÓRIO DE UM MANTRA"; "MANTRA-SEMENTE"; "SENHA VIBRATÓRIA PARA EVOCAÇÃO DE UMA DETERMINADA FREQUÊNCIA ESPIRITUAL".

(2) ISSO É SÓ UMA SÍNTESE. HÁ MUITO MAIS A CONSIDERAR, TANTO NA PARTE TEÓRICA, COMO NA PARTE PRÁTICA DE EXERCÍCIOS ATIVADORES DOS CHACRAS. AS VARIAÇÕES DAS CORES DOS CHACRAS, O NÚMERO DE PÉTALAS (RAIOS), SUAS FUNÇÕES VITAIS, OS PARACHACRAS (CHACRAS DO CORPO ESPIRITUAL), O ECTOPLASMA, ENFIM, HÁ MUITO A ESTUDAR NESSA ÁREA...

(3) O CHACRA CORONÁRIO TEM 972 PÉTALAS (RAIOS), SENDO 960 NA PARTE PERIFÉRICA E MAIS 12 RAIOS EM SEU NÚCLEO CENTRAL (960 + 12 = 972). POR MOTIVOS ESOTÉRICOS, OS IOGUES ARREDONDARAM LOGO PARA 1000 PÉTALAS.

(4) BRAHMARANDRA (DO SÂNSCRITO): "PORTÃO DE BRAHMAN"; "PORTÃO DE DEUS". É UMA DEFINIÇÃO ESOTÉRICA DO ORIFÍCIO CENTRAL (COM SUAS 12 PÉTALAS EM ESTREITA RELAÇÃO COM O CHACRA CARDÍACO) DO CHACRA CORONÁRIO. É POR ISSO QUE VÁRIOS IOGUES NARRAM PROJEÇÕES DE CONSCIÊNCIA ATRAVÉS DO TOPO DA CABEÇA. ELES FAZEM A KUNDALINI ASCENDER PELO NÁDI SUSHUMNA (CONDUTO SUTIL PRINCIPAL QUE SOBE PELO CENTRO ENERGÉTICO DA COLUNA) E "ESGUICHAR" ENERGETICAMENTE PELO ALTO DA CABEÇA. É A SAÍDA CONSCIENTE PELO BRAHMARANDRA. EM ALGUNS CASOS, HÁ TAMBÉM A ATIVAÇÃO DA GLÂNDULA PINEAL NO PROCESSO.

(5) RAM (DO SÂNSCRITO: "BIJA-MANTRA DO CHACRA MANIPURA"): ALÉM DE SER O BIJA-MANTRA DO CHACRA UMBILICAL, RAM É A ABREVIATURA DO NOME DO SÉTIMO AVATAR DE VISHNU: "RAMA" (RAMACHANDRA). É UM MANTRA DE CONSIDERÁVEL PODER. TAMBÉM SIGNIFICA "VIRTUDE".

(6) KUNDALINI (DO SÂNSCRITO): "ENROSCADA"; "FOGO SERPENTINO"; "SHAKTI". É A ENERGIA QUE ENTRA NO CAMPO ENERGÉTICO POR INTERMÉDIO DO CHACRA BÁSICO. É TAMBÉM CHAMADA GENERICAMENTE AQUI NO OCIDENTE DE ENERGIA TELÚRICA (ENERGIA DA TERRA) OU GEOENERGIA. CONTUDO, ESSA DEFINIÇÃO OCIDENTAL É MUITO POBRE. OS ORIENTAIS, NOTADAMENTE OS HINDUS, TIBETANOS E CHINESES ANTIGOS (TAOÍSTAS), APROFUNDARAM-SE BASTANTE NO ESTUDO DESSA ENERGIA. HÁ MUITO MISTÉRIO EM CIMA DESSE TEMA, PRINCIPALMENTE POR PARTE DE GNÓSTICOS E IOGUES. HÁ TAMBÉM MUITA LEVIANDADE E IGNORÂNCIA DAS PESSOAS QUANDO FALAM NISSO. ALGUNS ACHAM QUE É SÓ "ACENDER UM FOGUETE NO TRASEIRO" E DECOLAR ESPIRITUALMENTE. OUTROS QUEREM O DESPERTAR DA KUNDALINI SEM SEQUER CONHECEREM O MECANISMO DOS CHACRAS E DOS NÁDIS. MAS, OS PIORES SÃO AQUELES QUE QUEREM TRATAR DISSO SEM NENHUM AMOR OU CRESCIMENTO ESPIRITUAL COMPATÍVEL COM TAL EMPREITADA CONSCIENCIAL. AQUI POR E-MAIL FICA DIFÍCIL EXPLICAR UM TEMA DESSE QUILATE, MAS OPORTUNAMENTE POSTAREI ALGUMA COISA A RESPEITO.

(7) MUITOS AUTORES RETRÓGRADOS COSTUMAM DIZER QUE ESTUDAR E ATIVAR OS CHACRAS É PERIGOSO (É A MESMA HISTÓRIA EM RELAÇÃO À PROJEÇÃO). NA VERDADE, PERIGOSO É SEGURAR INFORMAÇÃO E PRENDÊ-LA DENTRO DE UM GRUPO FECHADO, POIS ASSIM O RESTO DA HUMANIDADE FICA NA IGNORÂNCIA, O VERDADEIRO PERIGO DISSO TUDO. O PERIGO É QUERER ENVOLVER-SE NESSES ASSUNTOS DE MANEIRA EGOÍSTA OU LEVIANA. PORÉM, QUEM QUER CRESCER E SENTE EM SEU ÍNTIMO O CHAMADO DA ESPIRITUALIDADE EM DIREÇÃO À MATURIDADE CONSCIENCIAL, DEVE IR FUNDO, SEM TEMOR OU REPRESSÃO DE DOUTRINAS, PESSOAS, INSTITUTOS OU ESQUEMAS BOLORENTOS DE BLOQUEIO DE INFORMAÇÃO. O POTENCIAL ESTÁ DENTRO DE NÓS MESMOS, ADORMECIDO, ESPERANDO NOSSA RESOLUÇÃO CONSCIENCIAL. CHEGA DE INÉRCIA! ISSO É QUE É MAYA! (DO SÂNSCRITO: "ILUSÃO"). QUE AS POTÊNCIAS ESPIRITUAIS SUPERIORES POSSAM INSPIRAR-NOS NO DESPERTAR DE NOSSA PRÓPRIA DIVINDADE!


Contacto

Acessandoadivinaluz-chakras