MANIPURA OU MANIPADMA OU PLEXO SOLAR

MANIPURA OU MANIPADMA OU PLEXO SOLAR

A PALAVRA "MANIPURA" QUER DIZER "REPLETO DE JÓIAS". É A ÁREA ONDE A FORÇA DE CHI, OU KI (RAINHA DRAGÃO) OU QI DA VIDA É ARMAZENADO.

A FUNÇÃO DOS CHAKRAS É GIRAR E ATRAIR ENERGIA PARA MANTER A SAÚDE ESPIRITUAL, MENTAL/EMOCIONAL E CONSEQUENTEMENTE FÍSICA DO CORPO EM EQUILÍBRIO.

TODO PENSAMENTO E EXPERIÊNCIA QUE VOCÊ JÁ TEVE EM SUA VIDA É FILTRADO ATRAVÉS DESTES CHAKRAS. CADA EVENTO É REGISTRADO EM SUAS CÉLULAS, NOS SEUS ÁTOMOS, NO QUE DIZ RESPEITO - SEU CORPO É SUA AUTOBIOGRAFIA.

SEGUNDO A TRADIÇÃO BUDISTA, O MANIPURA TAMBÉM É DENOMINADO HARA, QUE SIGNIFICA "PARTIR", PORQUE DIZEM QUE O SHAKTI KUNDALINI PARTE DO MANIPURA PARA SUA ASCENSÃO.

A TRADIÇÃO BUDISTA TIBETANA ENSINA QUE O PROCESSO DA VERDADEIRA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL COMEÇA QUANDO A KUNDALINI É ATIVADA NO MANIPURA, O QUE DÁ INÍCIO A SUA ASCENSÃO, QUE UMA VEZ DESPERTA ESTA CONSCIÊNCIA NO MANIPURA, NUNCA RETOMARÁ ÀS DIMENSÕES ANIMAIS.

TAMBÉM CONHECIDO COMO O CHAKRA DO SOL, O DESPERTAR DESTE CHAKRA TRAZ COMO CONSEQUÊNCIA ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. LOCAL ONDE NÓS TEMOS OS NOSSOS "INSTINTOS" - TIPO... “UM FRIO NA BARRIGA” - QUE SINALIZA O QUE FAZER QUANDO PRECISAMOS DE ORIENTAÇÃO.

“A VERDADE NÃO PODE SER DITA. SE É DITA, NÃO É A VERDADE”. - LAO TZU

CHAKRA DO PLEXO SOLAR EM EQUILÍBRIO

UM EQUILIBRADO CHAKRA DO PLEXO SOLAR É O LAR DE BONS SENTIMENTOS SOBRE SI MESMO. AUTOESTIMA ELEVADA E RESPEITO PELOS OUTROS, LEVA À TRANQUILIDADE E INICIATIVA. É A FORÇA MOTRIZ PARA AGIR.

TRATA-SE DO DESENVOLVIMENTO DA SUA PRÓPRIA PERSONALIDADE E ASSIM, ENCONTRAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. ISTO PRECISA DE UMA AGRESSÃO SAUDÁVEL PARA AFIRMAR-SE. MOSTRAR UMA CAPACIDADE DE MANTER-SE FIRME COM SENSIBILIDADE E COMPAIXÃO, SEM NEGLIGENCIAR AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.

VOCÊ SE SENTE ALEGRE, SIMPÁTICO E CONFIANTE, OUSADO E CAPAZ DE ASSUMIR RISCOS. PORTANTO, ESTE CHAKRA ESTÁ ASSOCIADO AO LÍDER, O EXPLORADOR E AO INDIVÍDUO CARISMÁTICO.

O CHAKRA DO PLEXO SOLAR FORA DE EQUILÍBRIO

AMEAÇA SUA AUTOCONFIANÇA E CONVIDA ÀS PREOCUPAÇÕES SOBRE O QUE OS OUTROS PENSAM DE VOCÊ, SE TORNA EGOÍSTA (TUDO GIRA PARA SI), SENTE PODER SOBRE OS DEMAIS, DISTORCE A SEXUALIDADE.

HIPERSENSIBILIDADE - FICA ABERTO A OUTROS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS NEGATIVOS OU IMPRESSÕES PSÍQUICAS. SENSAÇÃO DE VULNERABILIDADE. SENTIMENTOS DE DESCONFORTO, SEM ÂNIMO – SEM ENERGIA - CANSADO. CARENTE E TORNA O AMOR CONDICIONAL. O CHAKRA DO PLEXO SOLAR ESTÁ RELACIONADO COM OS ÓRGÃOS DIGESTIVOS, PORTANTO TODO PROCESSO DE “DIGERIR” A INFORMAÇÃO FICA ACUMULADA E ESTAGNADA.

UM “EU” EM CONFLITO DESVIA-SE DO CAMINHO, PERDE-SE, REDUZ AS CHANCES DE ATINGIR ÊXITO NOS SEUS DESEJOS. A VIDA SE TORNA ENFADONHA E A PROPOSTA A SEGUIR É EMPURRÁ-LA COM A BARRIGA...

A FORÇA DO TERCEIRO CHAKRA - PLEXO SOLAR - DEPENDE DO ÊXITO DO DESENVOLVIMENTO DOS DOIS PRIMEIROS. DE BAIXO PARA CIMA.

O PRIMEIRO CHAKRA, O CHAKRA TRIBAL - COMO FOI SUGERIDO POR MASLOW. A PRIMEIRA ORDEM DE VIVÊNCIA PARA UMA CRIANÇA É TORNAR-SE CONSCIENTE DE SEU AMBIENTE. ESTA É UMA CONSCIÊNCIA RUDIMENTAR, UMA NECESSIDADE BÁSICA, FEITA DE DADOS SENSORIAIS (FOME/FRIO/ÚMIDO/QUENTE/SONOLENTO, ETC.).

O SEGUNDO CHAKRA É TAMBÉM UMA FASE DE AUTOEXPLORAÇÃO PRIMÁRIA, COMO QUANDO A CRIANÇA ADQUIRE HABILIDADES MOTORAS SUFICIENTES PARA EXPLORAR O SEU CORPO. NÃO COINCIDENTEMENTE, OS ÓRGÃOS GENITAIS TORNAM-SE OBJETOS DE FASCÍNIO.

O TERCEIRO CHAKRA A TERCEIRA ETAPA, QUE SE PROLONGA POR ALGUNS ANOS É O DESPERTAR E O ESTABELECIMENTO DE UM AUTOCONCEITO PESSOAL – É A MORADA DO EGO, A IDENTIDADE DO EU, AINDA QUE SONOLENTO.

O CHAKRA DO PLEXO SOLAR É O 3º CHAKRA DENTRE OS 7. EM TEORIA, OS TRÊS PRIMEIROS CHAKRAS SÃO OS FÍSICOS E OS QUATRO CHAKRAS RESTANTES ACIMA SÃO OS ESPIRITUAIS.

AS REGIÕES INFERIORES ABAIXO DO CORAÇÃO APRISIONAM A ALMA ANIMAL AO CORPO FÍSICO, CONTROLANDO OS CINCO CENTROS DE COMANDO DA “MÁQUINA HUMANA”. O SEXUAL, O INSTINTIVO, O EMOCIONAL, O MOTOR E O INTELECTUAL. DAÍ PARA BAIXO FICA O QUE SE PODE DIZER DE UMA VIDA “INSTINTIVA”, CASO NÃO TENHAMOS CONSCIÊNCIA DO EGO.

“PERDI MEU EGO!” – A DRA. JILL TAYLOR SE REFERIU AO DERRAME CEREBRAL QUE INUNDOU DE SANGUE SEU HEMISFÉRIO ESQUERDO ANOS ATRÁS...

A CHAVE MESTRA

O EGO É A SOMA TOTAL DOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, LEMBRANÇAS, E PERCEPÇÕES SENSORIAIS.

É A PARTE MAIS SUPERFICIAL DO INDIVÍDUO QUE MEDIANTE UMA SELEÇÃO PRÉVIA DOS ASSUNTOS E TOMADA PELA CONSCIÊNCIA COMO SENDO SUA REALIDADE, TORNAM–SE PROGRAMAS OS QUAIS CONDUZIRÃO A VIDA DE CADA UM.

O EGO TEM 10 FUNÇÕES SIMPLES QUE, QUANDO IDENTIFICADAS E EXAMINADAS, PODEM CONTRIBUIR PARA IDENTIFICAR O GRAU DE AUSÊNCIA DE UMA DELAS NUM INDIVÍDUO QUE ACREDITA ESTAR EM PERFEITO EQUILÍBRIO, E AINDA PREGAR A ESPIRITUALIDADE DO SEU EGO MATERIALISTA.

SENSO - PERCEPÇÃO - É O PROCESSO PELO QUAL TOMAMOS CONSCIÊNCIA IMEDIATAMENTE DOS OBJETOS, FATOS E SUAS RELAÇÕES NUM DADO CONTEXTO AMBIENTAL, ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS REGISTRADOS AUTOMATICAMENTE NO CÉREBRO. É O FENÔMENO DE ASSOCIAR, COMPARAR, DISTINGUIR, APRECIAR E INTERPRETAR AS SENSAÇÕES. SENSAÇÃO É O PRIMEIRO CONTATO DO “EU” COM O MUNDO EXTERIOR.

ATENÇÃO - É UMA REAÇÃO CONSCIENTE E SELETIVA - DAMOS ATENÇÃO ÀQUILO QUE É FOCO DO NOSSO INTERESSE. PROCESSO COGNITIVO PELO QUAL O INTELECTO FOCALIZA E SELECIONA ESTÍMULOS, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE ELES.

MEMÓRIA - É A CAPACIDADE DE LEMBRAR OU RECORDAR SENSAÇÕES, IMPRESSÕES OU IDEIAS, CAPACIDADE DE RETER, RECUPERAR, ARMAZENAR E EVOCAR INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS. A MEMÓRIA HUMANA FOCALIZA COISAS ESPECÍFICAS. É UM PROCESSO QUE CONECTA FRAGMENTOS DE MEMÓRIA E CONHECIMENTOS A FIM DE GERAR NOVAS IDEIAS, AJUDANDO A TOMAR DECISÕES DIÁRIAS BASEADAS NOS ERROS E ACERTOS PASSADOS.

LINGUAGEM - É A FUNÇÃO COMUNICATIVA DE QUALQUER PENSAMENTO E TODO SISTEMA DE SINAIS QUE SERVE DE MEIO DE COMUNICAÇÃO DE IDEIAS OU SENTIMENTOS, ATRAVÉS DE SINAIS CONVENCIONAIS SONOROS, GRÁFICOS, GESTUAIS ETC., PODENDO SER PERCEBIDA PELOS DIVERSOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS - VISUAL, AUDITIVA, TÁTIL, ETC.

PENSAMENTO - MANEIRA DO EGO INTERPRETAR OS FENÔMENOS EXISTENCIAIS. PENSAMENTO É UM PROCESSO MENTAL QUE PERMITE AOS SERES HUMANOS MODELAREM O MUNDO E COM ISSO LIDAR COM ELE DE UMA FORMA EFETIVA E DE ACORDO COM SUAS METAS, PLANOS E DESEJOS.

CONSCIÊNCIA - É A PARTE LÚCIDA E CLARA DE CADA UM. É O CONHECIMENTO QUE SE TEM DO MUNDO EXTERNO E INTERNO. É UMA QUALIDADE DA MENTE, QUE TEM A CAPACIDADE DE PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE SI E UM AMBIENTE. O QUE REAL E O QUE NÃO É.

INTELIGÊNCIA - É A CAPACIDADE DO EGO DE RESOLVER PROBLEMAS OU DE ENFRENTAR SITUAÇÕES NOVAS. A INTELIGÊNCIA PODE SER DEFINIDA COMO A CAPACIDADE MENTAL DE RACIOCINAR, PLANEJAR, RESOLVER PROBLEMAS, ABSTRAIR IDEIAS, COMPREENDER LINGUAGENS, APRENDER E REINVENTÁ-LAS.

ORIENTAÇÕES - É A CAPACIDADE DO EGO DE ORIENTAR-SE NO TEMPO E NO ESPAÇO.

CONDUTA - ATITUDE – COMPORTAMENTOS, REAÇÕES EM RESPOSTA A UM FATO OU ESTÍMULO EXTERNO OU INTERNO, INTENÇÃO.

10ª AFETIVIDADE - MODO DE ESTAR OU NÃO EM SINTONIA COM O MUNDO EXTERNO E INTERNO. É O ESTADO PSICOLÓGICO QUE PERMITE AO SER HUMANO DEMONSTRAR OS SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES A OUTRO SER VIVO.

NA AUSÊNCIA DA IDENTIFICAÇÃO SOBRE UMA DESSAS 10 FUNÇÕES DO EU, D-EU-S = EGO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE O INDIVÍDUO NÃO ESTÁ INTEGRO EM SUA TOTALIDADE. A AUSÊNCIA DE ALGUMAS DESSAS FUNÇÕES COLABORA PARA O CAMINHO FRÁGIL DA DEMÊNCIA...

A AUTOPERCEPÇÃO SOBRE ESSE CONJUNTO DE ATRIBUIÇÕES QUE COMPÕE O “EU” NOS AJUDA A OLHAR O INTERIOR DO PROCESSO E NÃO SOMENTE AO EXTERIOR QUE NOS AFETA.

ATRIBUÍMOS TODO TIPO DE PROBLEMAS NA VIDA AO FATOR EXTERNO, QUANDO DEVEMOS ENTENDER COMO O EVENTO EXTERNO NOS AFETA.

NÃO SEI SE CONSEGUI DEFINIR BEM O QUE EU ENTENDO POR EGO, MAS A INTENÇÃO FOI A DE DAR OUTRA VISÃO A QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A LER POR AÍ. É PRECISO ENTENDER A DUALIDADE NAS PALAVRAS, NOS SÍMBOLOS E NÃO BRIGAR POR ELES.

MEU EGO ME AJUDOU A TRILHAR UM CAMINHO. EU HOJE TENHO METAS, OBJETIVOS E SEI QUEM EU SOU E O QUE EU QUERO, E É TRISTE VER COMO AS PESSOAS SE PERDERAM NO TRAJETO, JUSTAMENTE POR NÃO TEREM O EGO FORMADO.

VEJO SERES COM BAIXA ESTIMA, SEM DEFINIÇÃO DE AÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM AS ADVERSIDADES, COM AQUILO QUE OS CONTRARIA. FALTA SENSO, PERCEPÇÃO, FALTA ATENÇÃO, FALTA CONSCIÊNCIA, FALTA INTELIGÊNCIA E UM PODER DE LINGUAGEM.

HÁ UMA MEMÓRIA RASA, UM PENSAMENTO FÚTIL QUE CONSEQUENTEMENTE LEVA A COMPORTAMENTOS TOLOS, UM MECANISMO DE GADO QUE SE ORIENTA APENAS PELO TOM TRISTE DA AUSÊNCIA DE AFETIVIDADE... A MÃE DE TODOS OS MEDOS.

POR FAVOR, NÃO CONFUNDA EGO COM EGOCENTRISMO, EGOÍSMO... SÃO PALAVRAS SÍMBOLO QUE NOS MOSTRAM QUE O EGO NÃO SOUBE LIDAR COM AS INFORMAÇÕES QUE RECEBEU E FEZ USO DA FORMA MAIS PRIMITIVA DA VIDA EM 3D = O INSTINTO BÁSICO DE SOBREVIVÊNCIA - STAND BY - COMER PARA SOBREVIVER.

AINDA HÁ TEMPO DE CORRIGIR ISSO. TRABALHE SEU EGO. CRIE METAS, OBJETIVOS, TENHA UM IDEAL DE EXISTÊNCIA. CUIDE DE SEU CORPO, CUIDE DA SUA ALMA, MAS MEXA-SE! SEU EGO AGRADECE.

LAURA BOTELHO

Master em Neurolinguística (NLP)

Conselheira de bem estar e saúde - Health Coach

Escritora e pesquisadora.

laura Botelho: http://bloglaurabotelho.blogspot.com.br/2012/08/a-espiritualidade-o...


Contacto

Acessandoadivinaluz-chakras