A ASTROLOGIA E A CIÊNCIA DOS CHAKRAS

 
 

A ASTROLOGIA E A CIÊNCIA DOS CHAKRAS

Por Pedro Tornaghi​

A ASTROLOGIA E A CIÊNCIA DOS CHAKRAS TÊM ALGO ESSENCIAL EM COMUM: AMBAS LIDAM COM VIBRAÇÕES, COM O ESTUDO DE DIFERENTES INTENSIDADES E RITMOS DESSAS “PALPITAÇÕES SUTIS” EM NOSSAS DINÂMICAS INTERNAS. SÃO VIBRAÇÕES NÃO VISÍVEIS AO OLHO COMUM, MAS QUE NEM POR ISSO DEIXAM DE SE INTER-RELACIONAR E INFLUIR EM TUDO O QUE PODEMOS PERCEBER A “OLHOS NUS”.

ESTUDAR O COMPORTAMENTO DOS SIGNOS ASTROLÓGICOS POSSIBILITA ENTENDER MUITO SOBRE O FUNCIONAMENTO E FUNÇÃO DOS CHAKRAS, E OBSERVAR OS CHAKRAS POSSIBILITA DECIFRAR ALGUNS DOS MISTÉRIOS – APARENTEMENTE INDECIFRÁVEIS – DOS SIGNOS.

PESSOAS DIFERENTES ENTENDEM A RELAÇÃO ENTRE CHAKRAS E SIGNOS COM LÓGICAS E MAPEAMENTOS DIFERENTES, A MAIS COMUM É A QUE RELACIONA SATURNO AO PRIMEIRO CHAKRA, JÚPITER AO SEGUNDO, MARTE AO TERCEIRO, VÊNUS AO QUARTO, MERCÚRIO AO QUINTO, SOL AO SEXTO E LUA AO SÉTIMO, DESSA MANEIRA, DEFENDENDO QUE QUANTO MAIS LENTO O PLANETA, ELE ESTARIA RELACIONADO A UM CHAKRA MAIS “BAIXO” E QUANTO MAIS RÁPIDO, A UM CHAKRA MAIS ALTO.

RESPEITO ESSA LEITURA, FOI A PRIMEIRA QUE ME DERAM MAS, NOS ÚLTIMOS 25 ANOS DIRIGI GRUPOS DE TRABALHO COM CHAKRAS, ONDE SEMPRE LEVANTEI OS MAPAS ASTROLÓGICOS DE TODOS OS ENVOLVIDOS E OS ACOMPANHEI NO DIA-A-DIA, TENTANDO PERCEBER O QUE ACONTECIA EM SEUS MAPAS ASTROLÓGICOS E COM SUA EVOLUÇÃO NA SENSIBILIZAÇÃO E VITALIZAÇÃO DOS CHAKRAS.

CHEGUEI DE INÍCIO A UMA RELAÇÃO DIFERENTE E DESDE ENTÃO VENHO REITERADAMENTE OBSERVANDO O QUANTO A RESPOSTA É MAIS EFETIVA NA PRÁTICA, NA VIDA DE QUEM TRABALHA SEUS CHAKRAS. FORAM CERCA DE MIL E SEISCENTOS PARTICIPANTES NESSES GRUPOS E ACREDITO QUE JÁ É HORA DE COMPARTILHAR AS CONCLUSÕES, ENTENDENDO QUE DEVAM SER EXPERIMENTADAS POR QUEM BUSCA DESENVOLVER E HARMONIZAR SEUS CHAKRAS, PARA QUE CADA UM TIRE SUAS CONCLUSÕES A PARTIR DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA, MAIS DO QUE A PARTIR DE UMA TEORIA.

NO SISTEMA QUE ADOTO, OS SEIS PRIMEIROS CHAKRAS REFLETEM TODAS AS DUALIDADES QUE CARREGAMOS EM NÓS E COM AS QUAIS NOS DEFRONTAMOS DIARIAMENTE. ESSES SEIS PRIMEIROS CHAKRAS ESTÃO LIGADOS, CADA UM, A DOIS SIGNOS COMPLEMENTARES. ESSES SIGNOS COMPLEMENTARES REFLETEM AS DUAS POLARIDADES BÁSICAS DO CHAKRA.

O PRIMEIRO CHAKRA POR EXEMPLO, O MULADHARA, MULA EM SÂNSCRITO SIGNIFICA “RAIZ” E ADHARA SIGNIFICA “BASE”. ELE ESTÁ RELACIONADO AOS SIGNOS DE CAPRICÓRNIO E CÂNCER. CÂNCER ESTÁ LIGADO ÀS NOSSAS RAÍZES EMOCIONAIS E CAPRICÓRNIO AO ESTABELECIMENTO DE FUNDAMENTOS CONCRETOS PARA AQUILO QUE PRETENDEMOS REALIZAR. COMO DAS RAÍZES DA ÁRVORE DEPENDE A SUA SOLIDEZ E SEGURANÇA, AMBOS OS SIGNOS E O CHAKRA ESTÃO SEMPRE VOLTADOS PARA ESSE TEMA E O MEDO DA SOBREVIÊNCIA SE TORNA O PRINCIPAL MEDO LIGADO AO MULADHARA.

UM PRIMEIRO CHAKRA BEM DESENVOLVIDO DÁ À PESSOA CONDIÇÕES PARA QUE ASSUMA RESPONSABILIDADE SOBRE O PRÓPRIO DESTINO; QUANDO INIBIDO, ESSE CHAKRA LEVA A PESSOA A SE FECHAR EM SEU CASULO E TORNAR-SE ARISCA A CONTATOS DIRETOS QUE EXPONHAM SEU EMOCIONAL. O PRIMEIRO CHAKRA ATROFIADO TORNA A PESSOA UMA FÁCIL VÍTIMA DA CULPA E DO MEDO, LEVANDO-A A APEQUENAR E REDUZIR SEUS OBJETIVOS E ALCANCES. QUANDO A ENERGIA DESSE CHAKRA FLUI SEM EMPECILHOS, A PESSOA É CAPAZ DE COORDENAR SONHOS COM REALIZAÇÕES DA MANEIRA MAIS POSITIVA POSSÍVEL.

O SEGUNDO CHAKRA ESTÁ SINTONIZADO AOS SIGNOS DE VIRGEM E PEIXES. SEU NOME, SWADISTHANA, SIGNIFICA “A SUA MORADA”. NO ORIENTE SE DIZ QUE NESSA REGIÃO DO SEU CORPO MORA O SEU BUDA INTERNO. ASSIM COMO O SIGNO DE VIRGEM, ESSE CHAKRA REGE OS INTESTINOS, ÓRGÃO QUE FILTRA O QUE NOS SERVE E DEVOLVE AO UNIVERSO O QUE NÃO NOS É APROPRIADO. ASSIM, O SWADISTHANA QUANDO ATIVADO E HARMONIZADO, PROPORCIONA UMA INFINITA CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO. DISCERNIMENTO É A QUALIDADE ESSENCIAL DE UM BUDA. VIRGEM E PEIXES SÃO DOIS SIGNOS PERFECCIONISTAS E É DITO QUE AÍ MORA NOSSO BUDA INTERNO, PELO CONSTANTE COMPROMISSO COM A CONSTANTE AUTOELABORAÇÃO E AUTOPERFEIÇOAMENTO QUE O CHAKRA, QUANDO ACORDADO, ESTIMULA.

O TERCEIRO CHAKRA CHAMA-SE MANIPURA, QUE SIGNIFICA “JÓIA BRILHANTE” E ESTÁ LIGADO AOS SIGNOS DE ÁRIES E LIBRA, DOIS SIGNOS IMPULSIVOS, CAPAZES DE SE ATIRAR NA REALIDADE COMO A MARIPOSA QUANDO SE SENTE ATRAÍDA PELA LUZ. SE O PRIMEIRO CHAKRA ERA A RAIZ DE NOSSA ÁRVORE, O SEGUNDO É O MOMENTO EM QUE ESSA RAIZ SE DIVIDE EM DUAS E O TERCEIRO, O MOMENTO EM QUE A PLANTA SAI BUSCANDO SEU LUGAR AO SOL. DESSA MANEIRA, É UM CHAKRA LIGADO A AUTOAFIRMAÇÃO (ÁRIES) OU A AFIRMAÇÃO DE NOSSOS PROJETOS COLETIVOS (LIBRA). É O CHAKRA DO GUERREIRO (ÁRIES) E DO GENERAL (LIBRA) E SEMPRE FONTE DE ESTÍMULO PARA IRMOS À FRENTE, ESTÍMULO QUE PODE SER CANALIZADO PARA PROPÓSITOS PESSOAIS (ÁRIES) OU COLETIVOS (LIBRA).

O QUARTO CHAKRA ESTÁ LIGADO A LEÃO E AQUÁRIO, É O CHAKRA DO CORAÇÃO, SEMPRE VIVO EM NOSSAS RELAÇÕES AMOROSAS (LEÃO) E DE AMIZADE (AQUÁRIO). NESSE CHAKRA TEMOS QUE DECIDIR QUANTO A QUESTÃO BÁSICA DO LEONINO, SE VIVEREMOS EM FUNÇÃO DE NOSSO ORGULHO OU DE NOSSA AUTOESTIMA. O CORAÇÃO TEM TAMBÉM OUTRA DIMENSÃO, A DA CORAGEM. A PALAVRA “CORAGEM” VEM DE “CORE”, ÂMAGO, A MESMA RAIZ DE CORAÇÃO. É AÍ QUE MORA A CORAGEM DO REVOLUCIONÁRIO OU DO REBELDE (DIMENSÕES AQUARIANAS). É ESSE CHAKRA DESENVOLVIDO QUE NOS DÁ UMA VISÃO OTIMISTA E POSITIVA DA VIDA (LEÃO) MAS TAMBÉM COM VISÃO HUMANISTA E NOÇÃO DE COMO RELACIONAR-SE COM O OUTRO, PRESERVANDO A PRÓPRIA LIBERDADE E INDEPENDÊNCIA (AQUÁRIO).

O QUINTO CHAKRA ESTÁ LIGADO AOS SIGNOS TOURO E ESCORPIÃO. LOCALIZADO NA GARGANTA, PODE SE DIZER QUE O ESCORPIÃO É A POLARIDADE MAIS PRESENTE NA NUCA, FONTE DE UMA INACABÁVEL CRIATIVIDADE, ENQUANTO TOURO ESTÁ RELACIONADO À PARTE DA FRENTE DO CHAKRA, LIGADA AO SENSO ESTÉTICO, MAS TAMBÉM A VAIDADE. QUEM VIVE NA SUPERFÍCIE DESSE CHAKRA, TENDE A SE PREOCUPAR COM A FORMA E GERENCIAR SUA VIDA DE MANEIRA CONSERVADORA E APEGADA. QUEM SE TORNA CONSCIENTE DAS CAMADAS MAIS PROFUNDAS DO CHAKRA, PASSA A TER UMA CAPACIDADE INFINDÁVEL DE AVALIAÇÃO DA REALIDADE E DE DESPRENDIMENTO.

QUEM VIVE NA SUPERFÍCIE DESSE CHAKRA TENDE A SE TORNAR OBEDIENTE E UM BOM EXECUTOR. QUEM VIVE NA PROFUNDIDADE, COSTUMA QUESTIONAR A LEGITIMIDADE DA AUTORIDADE DE QUEM TENTA REGÊ-LO OU SE APROVEITAR DELE. QUEM VIVE NA PARTE ANTERIOR DO CHAKRA, TEM GRANDE CAPACIDADE DE DEDICAÇÃO POR AQUELES E POR TUDO O QUE GOSTA, MAS COSTUMA EMPACAR QUANDO NÃO GOSTA DE ALGUÉM OU DE ALGO. QUEM VIVE NA PARTE MAIS ESSENCIAL E POSTERIOR DO CHAKRA, MOSTRA SEMPRE ENORME CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO E UMA INTENSIDADE DE COMPROMISSO COM O QUE FAZ, QUE TORNA O APARENTEMENTE IMPOSSÍVEL EM POSSÍVEL.

O SEXTO CHAKRA ESTÁ LIGADO AOS SIGNOS DE SAGITÁRIO E GÊMEOS. MAIS POPULAR NO OCIDENTE COMO CHAKRA DA “TERCEIRA VISÃO” ELE ESTÁ LIGADO A INTUIÇÃO, A CAPACIDADE DE LIDAR COM OS COMPONENTES SUTIS DO QUE NOS ESTÁ PERTO (GÊMEOS) E DISTANTE (SAGITÁRIO). QUANDO DESENVOLVIDO E HARMONIZADO ESSE CHAKRA, ELE NOS DEIXA OBJETIVOS E COM SENSO DE DIREÇÃO (SAGITÁRIO), AO MESMO TEMPO EM QUE NOS TORNA CAPAZ DE TRADUZIR O QUE A PESSOA MAIS SIMPLES DIZ, PARA A MAIS SOFISTICADA E VICE-VERSA (GÊMEOS).

ELE É CHAMADO POR MUITOS DE CHAKRA DA FÉ (SAGITÁRIO) CAPAZ DE CONCRETIZAR O SUPOSTO “INCONCRETIZÁVEL”. NO TANTRA, SE DIZ QUE ESSE CHAKRA DESENVOLVIDO TORNA TUDO POSSÍVEL PARA VOCÊ, QUE BASTA QUE VOCÊ QUEIRA AS COISAS E ELAS ACONTECEM. ASSIM COMO ACONTECE COM PESSOAS QUE SE RELACIONAM BEM COM SEU JÚPITER, PLANETA DE SAGITÁRIO. POR OUTRO LADO É UM CHAKRA QUE PODE SE TORNAR LIGEIRAMENTE PERIGOSO PARA QUEM O DESENVOLVE SEM TER UMA BASE EMOCIONAL SÓLIDA, UMA VEZ QUE ELE NOS DÁ UMA INCRÍVEL CAPACIDADE DE MANIPULAR O QUE NOS RODEIA (GÊMEOS). É O CHAKRA ONDE CHEGAMOS À BEIRA DE TRANSCENDER A MENTE (GÊMEOS E SAGITÁRIO).

OS SEIS PRIMEIROS CHAKRAS ADMINISTRAM TODAS AS NOSSA DUALIDADES INTERNAS. QUANDO CHEGAMOS AO SÉTIMO, EXPERIMENTAMOS A DISSOLUÇÃO DE NOSSA NOÇÃO DE IDENTIDADE E DE TODOS OS NOSSOS VALORES, CRENÇAS, CERTEZAS, MEDOS, DESEJOS E TODAS AS OUTRAS CRIAÇÕES DA MENTE E DO EGO. DESSA MANEIRA, ESSE CHAKRA NÃO SE LIGA A NENHUM PLANETA PARTICULAR, UMA VEZ QUE TODOS OS PLANETAS INCORPORAM AS QUALIDADES DE UMA POLARIDADE DE ALGUM EIXO.

O SÉTIMO ESTÁ LIGADO AO CENTRO DE NOSSO MAPA ASTROLÓGICO, O LUGAR ONDE ENCONTRAMOS O CONSTANTE EQUILÍBRIO E HARMONIA ENTRE TODAS AS NOSSAS POLARIDADES E FACETAS. CHEGAR A ELE É EXPERIMENTAR A LIBERDADE ÚLTIMA POSSÍVEL A UM SER HUMANO, A LIBERDADE DE TODAS AS ILUSÕES E A FELICIDADE QUE A LUCIDEZ EM SUA DIMENSÃO AMPLA É CAPAZ DE OFERECER.

​Pedro Tornaghi​

 


Contacto

Acessandoadivinaluz-chakras